Imagem Divulgação
Narciso Contreras, fotógrafo mexicano que ganhou o prémio Pulitzer em Abril de 2013, foi demitido da Associated Press após alterar uma de suas fotografias. Além da demissão, todo trabalho de Contreras foi apagado dos arquivos da agência.
À época da premiação, o profissional compartilhou o Pulitzer com mais cinco colegas de trabalho. O troféu reconheceu as imagens produzidas pelo grupo durante a guerra na Síria. A fotografia alterada pelo fotógrafo foi tirada meses depois, em setembro.
De acordo com a AP, a demissão é justificável, pois o fotógrafo falhou em mostrar a verdade e a exatidão exigidas nas fotografias da agência.
O vice-presidente e diretor de fotografia da AP, Santiago Lyon, disse que a agência reage "vigorosamente" quando ocorrem violações ao código de ética da empresa. "Remover deliberadamente elementos de nossas fotografias é completamente inaceitável”, explicou.
Na imagem original, é possível observar uma câmera de televisão no canto inferior esquerdo. Ela pertencia a um dos colegas de Contreras.
O que você achou da decisão da AP? Comente.
Via: Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário